Comunicação - como falar com sua audiência.
O grande desafio da comunicação é fazer entender. Afinal comunicação é o fato de tornar comum a todos o mesmo conteúdo.
Existe porém um fator que agrava o cenário e torna praticamente impossível que se tenha a mesma penetração do meio de comunicação a toda audiência.
Existe porém um fator que agrava o cenário e torna praticamente impossível que se tenha a mesma penetração do meio de comunicação a toda audiência.
Neste caso temos as limitações pessoais de cada indivíduo, combinadas com as limitações pessoais do comunicador.
E como solucionar este impasse.
Certas questões não serão compreendidas pela maioria, porque a própria estrutura de pensamento do indivíduo não permite que ele consiga perceber de maneira efetiva o conteúdo que ora tenta-se compartilhar.
Com isso, a sabedoria na comunicação diminui o nível de complexidade no vocabulário e permite que em um nível mais baixo tenhamos uma maior adesão e compreensão do conteúdo.
Infelizmente certos assuntos devem ser discutidos de maneira mais profunda e podem parecer perfeitamente compreensíveis para determinados indivíduos, mas passam pelos olhos de outros que por enquanto não estão aptos a perceber a mensagem e interpretá-la.
Esbarramos agora no impacto desta situação no quotidiano de grupos de interesse. E mesmo que isto não seja intensamente percebido, está acontecendo a cada momento e muitas oportunidades estão sendo perdidas.
Fica a opção de compartilhamento aqui estabelecida com um grupo maior de pessoas, aumentando estatisticamente a possibilidade de compreensão de determinada circunstancia, e uma provável abertura de discussão futura de um assunto tão pouco abordado, mas de vital importância para o desenvolvimento humano.
Como comentário final, podemos iniciar uma reflexão também sobre a ignorância. A ignorância é uma alegria intensa pois nos priva de todo o conteúdo que não temos capacidade de perceber.
Sendo assim nos resta a capacidade de avaliar os cenários complexos e aceitar a limitação dos pares na percepção dos conteúdos por eles não percebidos.
O que você quer comunicar ao seu cliente?