Falha humana: como gerenciar o risco na sua empresa?

Seus funcionários estão muito cansados? Veja os riscos de não prestar atenção neste detalhe


A maior dificuldade existe em avaliar um cenário complexo e usar a estratégia para priorizar as ações na gestão de risco associada a falhas humanas.

Falha operacional e falha humana.

1. Fatores psicológicos

Muitas vezes são ignorados os fatores psicológicos. A verdade é que somos todos seres humanos dotados de uma mente brilhante que pode estar sendo desperdiçada pelo fato de não se observar coisas simples como o colaborador estado triste nas últimas semanas sem um motivo aparente.
A busca de um profissional qualificado é a melhor solução para manter a produtividade em ordem e evitar acidentes.

2. Fatores físicos

Além da carga de trabalho normal todos os colaboradores tem uma vida bem agitada nos dias atuais.
Demora-se muito tempo do trajeto até a sua residência e acidentes de trajeto podem acontecer quando falta a atenção ou a pressa é maior que todos os cuidados.

3. Cansaço excessivo

Observe atentamente a sua equipe e veja se existem sinais declarados e excessivos de cansaço,
A sugestão sempre que possível substituir as tarefas repetitivas por dispositivos automáticos, e usando a capacidade humana para princípios mais nobres.

4. Estresse

Muitas vezes não observamos o quão estressante se torna a nossa rotina. Estamos muitas vezes correndo no automático para nem sempre saber onde queremos chegar.
O estresse excessivo pode promover o aparecimento de doenças graves e também causar acidentes no chão de fábrica

5. Pressão por produtividade

Além de todos os fatores físicos e psicológicos, temos a significativa contribuição da liderança, que muitas vezes despreparada submete todo o recurso humano a condições extremas de pressão por produtividade.
O ganho de produtividade pode ser obtido por melhoria dos meios de produção e utilização de métodos mais práticos e eficazes na realização do produto.
Uma boa conversa e um senso de equipe pode mudar o jogo nestas situações também, afinal a maioria dos colaboradores está empenhada em entregar o melhor para o resultado positivo de todos.

6. Falta de capacitação

A constante pressão por produtividade e falta de tempo livre leva muitas vezes a cenários onde os colaboradores não estão devidamente treinados para executar determinada função.
Cabe a liderança observar e promover o treinamento adequado.
Nestes casos a falta de conhecimento ou não seguimento de procedimentos operacionais pode levar a acidentes graves.
Observe e tome as medidas adequadas  para garantir a correta execução dos processos produtivos.

Caso não seja viável técnica ou economicamente, avalie a contingencia em caso de falha. Afinal errar é humano e cabe a sabedoria do gestor colocar os melhores recursos para a entrega do melhor produto para o seu cliente.

E você o que acha sobre este tema? Deixe seu comentário.

Forte abraço e até a próxima postagem.