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Leandro Simões - Faça a sua MARCA aparecer |
Deixe a sua marca no mundo!
Apareça e seja sempre lembrado
Saiba o que é uma marca e como posicionar a sua empresa no mercado.
Estamos todos os dias sendo bombardeados por informações, notícias, ruídos e até os comentários do cara chato do trabalho que trabalha ao nosso lado.Mas sempre se comenta sobre o que deve ser lembrado. Seja uma tendencia, uma novidade ou ainda uma curiosidade para fazer a gente rir.
Sendo assim cabe as marcas encontrar exatamente o seu público e se comunicar de maneira efetiva para transmitir sua mensagem.
Como em toda comunicação, quem envia a mensagem ter que ter a preocupação se o seu ouvinte ou audiência está atento e vai entender o que você está falando.
Caso contrário, será muito tempo perdido e nada de efetividade na sua proposta.
O compromisso das marcas
A função das marcas é levar uma mensagem certeira para o seu público e deve comunicar os seus valores, e princípios.
A audiência se identifica com a sua marca? Mas como falar mais efetivamente com nossos interlocutores?
Já percebeu que existem alguns perfis nas redes sociais que tem um imenso sucesso e cativam milhares de seguidores? Ou até então aquela marca de bebida que você sempre tenta mas nunca consegue esquecer?
Pois é todos estes exemplos nos mostram o poder de uma marca.
Tudo pode ser uma marca, desde a sua empresa até o seu perfil pessoal ou profissional, seu portfólio de produtos e sua grife de artigos. Tudo isso é possível se você entender o conceito de marca e alinhar a sua comunicação para atingir este objetivo de criação de conteúdo de marca.
Branding é um termo em inglês que designa a construção da marca. Pois é, uma marca está sempre em construção. Então tenha em mente que se você quiser ser lembrado, deve investir pesado na divulgação da sua marca e dos valores da sua empresa.
Além de um produto, um serviço ou até uma figura pública. A marca tem como responsabilidade levar uma mensagem. Como você tem se comunicado com o seu cliente? Como você tem feito ele lembrar da sua marca?
Muitas pessoas confundem marcas com um logotipo, mas na verdade a marca é muito mais que isso. A marca tem a obrigação de transmitir os valores da empresa, comunicar como ela se comporta perante ao mercado e gerar expectativa de novos produtos e serviços.
Marcas tradicionais levam geralmente um grande tempo para serem consolidadas na lembrança de seus consumidores. As marcas podem estar associadas a produtos, que algumas vezes chegam a dar um nome para uma categoria de produtos. Um clássico exemplo é o Bom Brill, que é uma marca de palha de aço mas quase nunca chamamos pela categoria e sim pela marca.
O contrário também é verdadeiro, existem casos em que as empresas tomaram decisões ruins em sua gestão e a marca perdeu muito valor ou foi associada com fatos negativos. Um exemplo recente é a Vale, que tem feito diversas campanhas de Marketing para tentar associar uma boa reputação a suas operações, mas todos sabemos da responsabilidade pelas tragédias de Mariana e Brumadinho.
As marcas são como as pessoas, tem uma reputação a zelar.
Quem gostaria de ter o seu nome envolvido em escândalos ou crimes por exemplo? Acredito que nenhum de nós.
As novas tecnologias permitem que você divulgue a sua marca e crie o seu conteúdo na internet de maneira rá pida e eficiente.
Primeiros passos para você começar a criar o conceito da sua marca:
Escreva os valores e princípios da sua empresa;- Defina uma estratégia de comunicação destes valores e princípios;
- Busque as cores e tipos que podem representar a sua essência de maneira plena;
- Crie seu código visual (logotipo, cores, páginas, hastags, tags, perfis)
- Encontre profissionais capacitados para elaborar o copywriting da sua marca
- Comunique-se através dos meios disponíveis (verifique que determinados públicos tem uma opção diferente de redes sociais preferidas por exemplo)
- Avalie a reputação e o serviços prestado ao longo do tempo
- Ajuste se necessário a sua estratégia e;
Deixe sua marca, seja lembrado.
Como buscar inspiração para definir a sua marca?Todo processo criativo inicia-se com a busca de referencias
As referencias podem ser de concorrentes, ou ainda inspirações de outros setores que possam ser aplicadas no seu negócio.
Entenda como estas marcas se comunicam com o público delas
Observe as cores, formas, tipos, linguagem, imagens e vídeos publicados destas referencias
Discuta os pontos que você quer comunicar e como alinhar estas inspirações com o seu conteúdo e valores.
Produza materiais relevantes para sua audiência e responda as questões.
Todas as questões geradas lhe trarão informações de como a sua audiência percebe a sua marca e se sua comunicação está sendo efetiva no seu proposito
As perguntas da audiência também pode lhe ajudar a criar novos produtos e soluções porque trarão informações reais das dores e necessidades dos seus clientes.
Ainda está em dúvida de como começar a impulsionar a sua marca para o mercado?
Precisa de ajuda com algum tópico específico ou quer saber mais sobre algum outro assunto?
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